Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat apóia agenda de discussão sobre Promoção da Igualdade Racial
Unemat apóia agenda de discussão sobre Promoção da Igualdade Racial
13/04/2005 13:24:48
por Coordenadoria de Comunicação Social
<i> Professor da Unemat contribui com as discussões  nas plenárias
Professor da Unemat contribui com as discussões nas plenárias

Representantes e funcionários de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, entidades não governamentais e comunidades da região oeste mato-grossense participam na tarde de hoje (13.04) no município de Cáceres da Plenária Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento realizado no Centro Comunitário da Paróquia Cristo Trabalhador, pela Associação de Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres e Câmara de Vereadores integra a preparação da região para a 1ª Conferência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso, programada para o próximo mês de maio em Cuiabá, ocasião em que serão escolhidos os representantes do estado na Conferência Nacional prevista para o mês de Junho em Brasília.

Em Mato Grosso o governo do estado e a Unemat apóiam a agenda de discussão desenvolvidas em todas as regiões, nas localidades onde a Universidade tem campus

A proposta das plenárias regionais é promover a reflexão sobre a realidade regional, estadual e nacional considerando os mecanismos de reprodução da discriminação, do racismo e das desigualdades raciais, além de propor diretrizes para a política nacional de promoção da igualdade racial e étnica considerando as perspectivas de gênero, cultura e religião. Integra ainda a temática de discussão a elaboração de propostas para a construção de planos municipais, estadual e nacional de políticas de promoção da igualdade racial destinado aos grupos socialmente discriminados da população brasileira como negros, indígenas, mestiços de indígenas, ciganos, judeus, árabes, japoneses.

Segundo o professor da Unemat Antônio Eustáquio Moura, membro da coordenação da Plenária de Cáceres, o evento faz parte de uma política do governo federal que objetiva “ouvir” diversos setores da população brasileira por meio de conferências em diversas áreas. “Agora é a vez de se discutir as desigualdades sociais, culturais, políticas e de direitos entre grupos étnicos que existem na sociedade mato-grossense e brasileira”, afirma Moura lembrando que todos estão convidados a participar.

Entre os apoiadores do evento está o Conselho Estadual do Direito do Negro, a Prefeitura Municipal de Cáceres e o Movimento Negro do município.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 141914
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada